9 dicas para aproveitar melhor os Festivais de Cerveja

Festival de cerveja

Festivais de Cerveja são cada vez mais comuns, e saber aproveitar esses eventos é a chave para uma experiência bacana, ou não. Veja como fazer isso!

Com tantas opções de cerveja disponíveis, é comum que o público menos experiente fique meio perdido. E até entre os mais experientes, a possibilidade de “beber à vontade”, dependendo do formato do evento, é uma tentação que se não for bem administrada pode realmente estragar a festa.

O importante é lembrar que esses eventos servem para curtir, mas principalmente, para conhecer. E mesmo se tratando de bebida alcoólica, se você se organizar direitinho e entender o objetivo, com certeza vai aproveitar muito.

Pensando nisso, fiz uma lista com 9 dicas pra ajudar veteranos e novatos a curtirem os festivais de cerveja sem queimar a largada.

Mas antes, o que é um Festival de Cervejas?

Festival de cerveja
Foto: Slowbrew

Basicamente, festival de cerveja ou encontro de cervejeiros, é a reunião de cervejarias e cervejeiros em um espaço, para apresentar seus rótulos ao grande público, normalmente, com um custo mais acessível. Além da cerveja, esses eventos também promovem concursos cervejeiros, venda de insumos e equipamentos, e normalmente tem shows e muita comida boa. 

Agora, vamos ao que você precisa saber:

1 – Como funcionam esses encontros

Há vários formatos, como aqueles em que você paga um valor pra entrar e também paga pelas cervejas que consumir, como o Mondial de La Bière. Ou os festivais que são abertos ao público e você só paga pela cerveja, normalmente, com um valor um pouco menor que o de mercado.

Os festivais temáticos também fazem sucesso, como o IPA Day, conhecido como “a festa mais amarga do Brasil”, pois promove apenas variações do estilo mais querido dos lupulomaníacos, o India Pale Ale.

Outro festival que faz muito sucesso é aquele em que você paga um valor único (e maior), mas experimenta todos os rótulos disponíveis no evento, como o Cerveja Artesanal São Paulo e o Slow Brew Brasil. Ambos, ideais pra quem quer experimentar ao máximo, pois a quantidade de rótulos nacionais, internacionais e lançamentos sempre vale o custo.

2 – Alimente-se bem antes de ir

Saco vazio não para em pé, ainda mais se tiver álcool envolvido. Por isso, se alimentar bem entre 1h e 2h antes do festival é fundamental. Assim você já chega lá com a digestão em andamento e pode começar a degustar. Agora, se não der tempo de se alimentar antes de ir, a regra é clara: alimente-se assim que chegar!

Claro que é difícil resistir diante de tanta opção, mas acredite, beber de estômago vazio e queimar a largada é um dos maiores erros que você pode cometer em um festival. E claro, guarde um tempo para se alimentar novamente durante o festival, isso faz toda a diferença. Não vacile!

3 – Beba água antes, durante e depois

Festival de cerveja

É muito fácil perder a mão na hidratação quando você está “matando a sede” de cerveja. Mas não se engane, o dia seguinte pode ser muito melhor com hidratação adequada. Então, beba muita água, pois, além de saudável, a água também da uma “preenchida” e ajuda a limitar seu consumo alcoólico pra que você não exagere.

4 – Faça uma lista de cervejas

O festival é uma oportunidade única de encontrar cervejas novas, lançamentos e exclusividades. Há casos em que barris com raridades são abertos nesses eventos, e você não vai querer perder, certo? Pois bem, a dica é procurar sempre o site do evento e fazer uma lista das principais cervejas que você quer conhecer.

Como as melhores cervejas são também as mais concorridas, você foca nelas e depois tem tempo de se aventurar na variedade. Pode parecer exagero, mas vai por mim: isso faz toda a diferença!

5 – Beba menos, experimente mais

Com tantas cervejas disponíveis num só lugar, é normal querer beber todas. Mas como eu sempre digo, quem bebe todas não curte nenhuma.

Sendo assim, minha dica é começar experimentando doses pequenas, um a dois dedos de medida no seu copo. Parece pouco, mas acredite, isso vai permitir que você realmente possa degustar e conhecer mais cervejas. No fim, escolha as suas preferidas e aí peça uma dose maior pra curtir com calma antes de ir embora.

6 – Use roupas confortáveis

Festivais são lugares cheios de gente com copos de cerveja na mão, onde você passa muito tempo andando ou parado em pé. Sendo assim, a regra de ouro é abusar do conforto, com roupas leves e calçados confortáveis. Além de levar só o necessário, como bolsas pequenas. Assim você fica confortável, com as mãos livres e não se preocupa se cerveja cair na roupa ou no seu tênis (o que provavelmente vai acontecer).

7 – Tenha paciência com as filas

Festival de cerveja
Foto: Slowbrew

É comum ter filas nas cervejarias mais desejadas. Mas você está num festival, não há porque sofrer. Salvo casos em que a organização é ruim, normalmente a fila anda e não vale a pena se estressar. O negócio é aproveitar pra conhecer as pessoas, curtir sua cerveja e seus amigos.

8 – Se beber NUNCA dirija, vá de taxi

A Heineken fez uma pesquisa que mostrou que 68%* dos motoristas entrevistados bebem álcool antes de dirigir. Não entre nessa estatística! Um festival de cerveja é um lugar onde você vai consumir bebida alcoólica. Isso já encerra o assunto e deixa claro que ir dirigindo é a maior burrice que você pode fazer. Mas além disso, há muitos aplicativos disponíveis pra pedir taxi, e é comum que grandes festivais disponibilizem códigos de desconto. Então, não tem motivo colocar sua vida e dos outros em risco. Se beber NUNCA dirija! Vá de taxi e divirta-se.

9 – Respeito é bom e todo mundo gosta

Festival de cerveja
Festival de cerveja
Festival de cerveja

Cada vez mais, as mulheres estão se destacando na cena fazendo cerveja, comandando cervejarias ou frequentando eventos. Isso é ótimo, mas ainda há muito a fazer pra que elas possam realmente curtir e ampliar essas conquistas. E tudo começa pelo respeito!

É preciso saber se comportar e não abusar do álcool, reprimir e denunciar comportamento sexista, abusivo e volento. E claro: lembrar sempre que respeitar TODAS as mulheres é respeitar sua amiga, irmã, tia, namorada ou esposa, que também pode estar no festival.

Tudo pronto?

Festival de cerveja

Essas são só algumas dicas, mapeadas ao longo de alguns festivais que tive o prazer de conhecer. Espero que elas ajudem você que é cervejeiro de primeira viagem e até quem já frequenta festivais. Se tiver alguma outra dica que ache legal, coloque nos comentários e vamos aumentar a lista.

Saúde e ótimos festivais!

* Pesquisa da Heineken, realizada em dez países (Brasil, China, Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Índia, África do Sul, Vietnã, Holanda e México) que analisou condutores de ambos os sexos e com idades entre 25 e 54.

About

Publicitário, pós-graduado em Gestão de Marketing e com mais de 15 anos de experiência como criativo, escreve em blogs desde 2004, adora Instagram, é cervejeiro, sneakerhead e autor do livro
 "Hora do gole, aquela pausa entre umas e outras".

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: