Araucária lança primeira água lupulada do Brasil

Água Lupulada

Lançada pela Cervejaria Araucária, a H₂OP é a primeira água lupulada do Brasil e o lançamento exclusivo aconteceu em São Paulo, Curitiba e Maringá.

Primeira água lupulada do Brasil

Depois de alguns testes e um pequeno lote experimental, estreia a primeira água lupulada do país! Batizada de H₂OP, a novidade é uma criação exclusiva e pioneira da cervejaria Araucária. A proposta da marca paranaense é aproveitar o frescor e sabor garantidos pela combinação entre água gaseificada e lúpulos, aliado aos benefícios que consumo destes ingredientes confere à saúde. A planta utilizada também na produção cervejeira contém diversos compostos saudáveis, tem ação antioxidante, antisséptica e calmante. Além disso, a H₂OP é inclusiva: é feita para todos os consumidores pois não há contra indicações, não tem calorias, não é uma bebida alcoólica, não contém açúcar, alergênicos, lactose ou glúten.

“Graças à cervejaria temos acesso constante às matérias-primas, como os lúpulos. Como piloto das panelas, adoro criar e inovar, apostar em tendências. Num dia simples da rotina da fábrica, tive a ideia de fazer uma água com lúpulo e gaseificá-la. Realizei alguns testes, oferecemos o líquido num dos nossos eventos, só pra brincar, e as pessoas adoraram o sabor, o frescor e principalmente o conceito. Despertou-se a curiosidade e vimos aí uma oportunidade”, conta o sócio e cervejeiro da Araucária Rodrigo Frigo.

Envasada em lata de alumínio de 350 ml, a H₂OP recebe infusão de lúpulos de aroma, em sua maioria de variedades americanas. O resultado é uma água refrescante, com aroma cítrico que remete a frutas tropicais, com sutil sabor de limão e sem amargor.

O nome surge de uma brincadeira que une o símbolo químico da água H₂O com Hop – palavra que significa lúpulo em inglês. Já a linguagem visual que estampa o recipiente, abusa do branco e verde e traduz com clareza a proposta do novo projeto. “Nossa identidade visual é colorida, alegre, valorizamos e damos total preferência a artistas independentes e trabalhos handmade”, conta Andressa Frigo, sócia e gerente de marca da cervejaria Araucária.

Nos próximos meses, a distribuição será ampliada de Maringá, Curitiba e São Paulo para alcançar outras regiões do país.

O lúpulos e suas propriedades medicinais

A trepadeira de nome científico Humulus Lupulus pode alcançar até oito metros de altura e é uma planta típica de países frios. É mundialmente utilizado principalmente na cerveja, para a qual são usadas apenas as flores das plantas fêmeas. De formato cônico, elas produzem a lupulina, pó resinoso e brilhante que reúne óleos essenciais e substâncias de amargor.

Mas o lúpulo também tem vários benefícios para a saúde, sendo usado algumas vezes até pela indústria farmacêutica.

Sabe-se que a planta era usada de maneira generalizada pelos romanos e há vários documentos que registram a utilização do lúpulo como planta calmante, para tratar os problemas do sono – travesseiros recheados com lúpulos eram umas das alternativas usadas para tratar quem sofria de insônia.

Mais tarde, alguns estudos comprovaram que a planta traz mais de 20 compostos com características sedativas, o uso medicinal do lúpulo primeiramente foi focado no tratamento dos “problemas dos nervos”. Uma das maneiras se beneficiar de algumas das suas propriedades são as infusões feitas a partir da flor do lúpulo seca, que também podem ser usadas para tratar ansiedade. Espasmos musculares, rigidez muscular, palpitações e aumento da frequência cardíaca, na maior parte das vezes, tem origem neural e o chá de lúpulo pode ajudar a superar esses problemas quando elas estão relacionadas a questões psicológicas.

Problemas de pele, como eczemas ou dermatites, ou mesmo as dores da artrite, por exemplo, podem ser cuidados com compressas feitas com panos umedecidos por tintura de lúpulo dissolvida em água.

O lúpulo também tem propriedades antioxidantes, semelhante ao da uva no vinho. Seus polifenóis garantes grande parte das propriedades benéficas do consumo moderado da cerveja.

O uso do lúpulo vem sendo apontado em pesquisas até como uma substância anticancerígena. Supostamente, a planta tem propriedades que inibem o crescimento destas células, especialmente no caso do câncer de mama. Mas as pesquisas ainda estão em andamento.

Água é vida!

A ingestão diária de água é fundamental para a saúde e bem estar, ela representa mais da metade da composição do corpo humano, portanto hidratação interna e externa são essenciais, caso contrário o organismo paga caro. Ela colabora para a manutenção da temperatura corporal, ajuda a eliminar resíduos e promover a desintoxicação, funcionamento do intestino, previne problemas renais e de quebra, ajuda a deixar cabelo e pele hidratados naturalmente.

A água com gás, muito usada na coquetelaria, recebe artificialmente o acréscimo de dióxido de carbono para ficar borbulhante, podendo ser ou não enriquecida de sais minerais. No mundo dos drinques, as bolhas da bebida proporcionam percepção diferente, potencializa sabores e a sensação refrescante, é um recurso valioso capaz de mudar visual e o paladar do coquetel. Ao lado do gelo, ela é um trunfo que contribui para o equilíbrio da bebida, sem alteração significante de sabor. Pense em pedidas como Gin Tônica e Aperol Spritz, elas não são ninguém sem as bolhas!

A água tônica, aliás, é água gaseificada que contém adição de um elemento extraído das folhas de Quinina e açúcar, originalmente era usada para combater doenças como a malária. Depois de décadas, outras soluções para tratar e prevenir a doença surgiram e sua popularidade já estabelecida garantiu que continuasse sendo consumida o como refrigerante e ingrediente de alguns bons drinques.

Sobre Cerveja Araucária

A Cervejaria Araucária surgiu no final do ano de 2012 quando alguns amigos cervejeiros decidiram se unir com a ideia de produzir cervejas de qualidade. Atuando no mercado de cervejas artesanais no interior do Paraná, as cervejas Araucária tem um alto padrão de qualidade e tem como princípio buscar a excelência em suas cervejas.

Via Assessoria

About

Publicitário, pós-graduado em Gestão de Marketing e com mais de 15 anos de experiência como criativo, escreve em blogs desde 2004, adora Instagram, é cervejeiro, sneakerhead e autor do livro
 "Hora do gole, aquela pausa entre umas e outras".

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