O que você perguntaria para o Mestre Cervejeiro da Heineken?

Cerveja Heineken

Fiz algumas perguntas sobre uma das cervejas mais famosas do mundo e acredite: o Mestre Cervejeiro da Heineken respondeu.

Parafraseando o mestre Dorival Caymmi, quem não gosta de samba e cerveja, bom sujeito não é. Ou é ruim da cabeça ou doente do pé. E quando o assunto é Heineken, quem gosta, ama.

Pensando nisso, resolvi matar a curiosidades de alguns fãs da verdinha. Como? De duas formas: primeiro, descobrindo aquilo que eles sempre quiseram saber sobre a Heineken, mas não tinham acesso ao mestre cervejeiro da cervejaria para perguntar.

Pra isso, convoquei os seguidores da Hora do Gole no Instagram e perguntei:

Se você encontrasse com o Mestre Cervejeiro da Heineken, o que perguntaria?

E teve de tudo! As perguntas foram muitas e ótimas, com assuntos mais específicos e técnicos além de curiosidades mais comuns, como a cor da garrafa. Também houve quem tremeu só pelo fato de ter a oportunidade de falar com o cara por trás da sua cerveja favorita, e até quem pediu emprego. Mas também teve quem não quisesse perguntar nada, apenas agradecer pelo bom trabalho.

Com boas perguntas, faltava perguntar diretamente ao Mestre Cervejeiro da Heineken. Foi o que eu fiz, mas antes:

Quem é o mestre cervejeiro da Heineken?

Mestre Cervejeiro da Heineken

Caso você não saiba, Willem van Waesberghe é mestre cervejeiro mundial da Heineken. Como profissional, ele supervisiona e lidera a HEINEKEN’s Brewing Guild coordenando, treinando e ligando os mestres cervejeiros da HEINEKEN com seus colegas comerciais.

Ele também tem mestrado em geoquímica pela Utrecht State University, um MBA em Gerenciamento pela Escola de Rotterdam,  e começou seu treinamento cervejeiro com o Diploma de Siebel, em Tecnologia de Cerveja, turma de 1992.

Produzindo cervejas em escalas de 500 Hl(50 mil litros) a 3 milhões de Hl’s(300 milhões de litros), Willem guiou a HEINEKEN em pesquisas cervejeiras por 12 anos.

Ele também atua diretamente na qualidade de produto da Heineken, em 160 países, mas mesmo assim, abriu espaço na sua agenda pra responder algumas perguntas do público brasileiro sobre duas coisas que ele entende muito: cerveja e Heineken. Lá vai:

Qual a sensação de produzir a melhor cerveja de puro malte do mundo?

É apenas um ótimo sentimento. Tenho orgulho de podermos manter a alta qualidade da Heineken igual em todo o mundo.

Qual o segredo para manter a qualidade da Heineken desde a sua criação?

Temos uma receita elaborada e comprovada, limpamos a água e a adaptamos para a mesma qualidade em todos os lugares, especificamos nossos ingredientes, usamos o mesmo fermento, enviado da Holanda, e produzimos cerveja Heineken por cervejeiros experientes. Todos os meses, uma cervejaria tem que enviar duas caixas de cerveja Heineken para a nossa sede para serem degustadas e analisadas. Tudo para garantir que o sabor seja o mesmo em todo lugar!

Por que a garrafa é verde? Tem conexão com a preservação do sabor?

Verde é a cor da Heineken. É a cor que todos reconhecem. O vidro verde mantém uma cerveja com a qualidade certa, embora ofereça uma proteção limitada contra a luz

Ligth-struck* é um ingrediente oficial?

O Light-struck* só aparece quando a cerveja é mantida na luz. Como todos os amantes de cerveja, recomendamos beber a sua o mais fresco possível e mantê-la fria e no escuro.

A Heineken planeja desenvolver outros sabores ou estilos de cervejas?

A Heineken tem uma série de lagers selvagens, fabricada com a levedura mãe da levedura da Heineken. Isso mostra que se você mudar o fermento, o sabor muda!

Por fim, qual conselho você daria para quem quer ser Mestre Cervejeiro?

Comece a fazer cerveja! Experimente a influência dos ingredientes e do equipamento no sabor das suas cervejas. Em seguida, tente fazer o mesmo sabor sempre que for a primeira vez. Depois de 15 anos, você vai se chamar mestre cervejeiro.

Cerveja Heineneken

1867

Cerveja Heineneken

1880

Cerveja Heineneken

1923

Cerveja Heineneken

1934

Cerveja Heineneken

1935-39

Cerveja Heineneken

1958

Foi legal fazer essa ponte entre público e Marca

Todos os dias, interajo com pessoas do Brasil todo falando de cerveja, na maior parte, artesanal. Mas é interessante ver como as pessoas são apaixonadas por algumas cervejas de produção (mainstream), e a Heineken é uma delas. Foi divertido mapear as perguntas, ver a euforia dos fãs querendo participar e ter o apoio da marca para responder esses questionamentos.

Certamente, o controle de qualidade pelo qual a cerveja passa até chegar no nosso copo, é fundamental para esse reconhecimento. E o Willem é parte disso. Mas uma comunicação bem feita também é decisiva.

Não é à toa que a Heineken é uma das cervejas mais famosas do mundo, ela é responsável por ações que conectam as pessoas e algumas das campanhas publicitárias mais ousadas do segmento.

Como publicitário, acompanho as ações da marca há anos. São dela obras primas que vão do bom humor à campanhas ousadas e educativas, onde os protagonistas chegam a simplesmente recusar o produto da marca. Algo inimaginável para a maioria das marcas, como nos filmes da campanha Heroes Of The Night.

68%** dos motoristas bebem álcool antes de dirigir

Pra fechar, compartilho outra pedrada: o filme da campanha When You Drive Never Drink. Ele faz parte de um esforço global da Heineken para promover a discussão sobre o consumo responsável, buscando mudar positivamente o comportamento dos consumidores. Segundo pesquisa da marca, 68%** dos motoristas entrevistados bebem álcool antes de dirigir e 49%** das vezes, eles se deixam levar pelo momento por conta da pressão dos amigos. Preocupante? Muito! Então assista curte o filme e se beber, NUNCA dirija.

* Light-Struck é o nome de um defeito causado pela exposição da cerveja à luz, que pode acontecer com mais facilidade em garrafas claras. A grosso modo, esse defeito causa aroma desagradável à cerveja, que é associado ao cheiro de gambá.
** Pesquisa da Heineken, realizada em dez países (Brasil, China, Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Índia, África do Sul, Vietnã, Holanda e México) que analisou condutores de ambos os sexos e com idades entre 25 e 54.

About

Publicitário, pós-graduado em Gestão de Marketing e com mais de 15 anos de experiência como criativo, escreve em blogs desde 2004, adora Instagram, é cervejeiro, sneakerhead e autor do livro
 "Hora do gole, aquela pausa entre umas e outras".

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